Powered By Blogger

Resumo de "INTERNET NA EDUCAÇÃO"

Este texto refere que a aprendizagem online, ou seja, a Distância, está normalmente associada à Internet. Esta, proporciona enumeras oportunidades de aprendizagem, permitindo que os intervenientes se liguem entre si e com uma base de informação, muito vasta, disponível.
Vários autores defendem que o poder da internet é, essencialmente, a sua capacidade de proporcionar o rápido crescimento de ligações, que tendem a aumentar, potenciando experiências multissensoriais entre os utilizadores. A possibilidade dessa potencialidade poder ser ajustada/alterada pelos professores, com o intuito de colmatar as necessidades individuais dos alunos e proporcionar colaboração e interacção, torna-a “uma ferramenta de aprendizagem potencialmente poderosa”.
No entanto, e simultaneamente, também é referido que alguns utilizadores, por falta de conhecimentos da Web ou por uma incorrecta utilização, podem sentir-se “perdidos no ciberespaço”, uma vez que não conseguem usufruir das potencialidades proporcionadas,
Em Web1.0, a informação/materiais disponíveis tendem a diminuir a interactividade. A apresentação unilateral da informação faz com que a sua fiabilidade e a sua segurança sejam questionáveis...
Esta poderosa ferramenta potencia a atenção e o interesse dos alunos. Contudo, e cada vez mais, “o uso correcto e corrente da Internet exige literacia capaz e destreza com o computador”.

A Web 2, para além de proporcionar a utilização dos conteúdos/informação disponível, ainda permite que, através de Blogs, Wikis, Redes Sociais e outras possibilidades, o utilizador produza e faça circular os seus próprios materiais.

Com a Web 3 perspectiva-se o alargamento do acesso à Internet por parte de milhões de novos utilizadores, para o que muito contribui o crescente interesse pela sua vertente social. Vislumbra-se o constante tratamento da informação, para que esta faça sentido às pessoas e à própria máquina. Na Web 3.0 “as máquinas estarão aptas a ler páginas Web tanto quanto os humanos e os profissionais de software poderão “vaguear pela Net e encontrar o que procuram,”numa internet que se assemelhará a uma grande base de dados” (Metz, 2007)

Patrick, J. Fahy (2008) – “As características dos meios de aprendizagem interactiva online”, Athabasca University

Etiquetas: Web 1; Web 2; Web 3